Termas no Uruguai: Guaviyú, Dayman, Salto Grande e Arapey
Termas Uruguaias
Em postagem anterior, descrevemos o percurso, de carro, de Porto Alegre até a região das termas uruguaias, uma viagem que pode ser feita em dois dias com calma e é muito agradável, ainda que os pouco mais de 800 quilômetros possam parecer a empreitada maior do que de fato é. A cidade de Salto pode ser um bom ponto de partida para conhecê-las. Guaviyú, Dayman e Salto Grande ficam nas proximidades e Arapey, ainda que um pouco mais distante, pode ser visitada em uma viagem de aproximadamente uma hora por uma estrada praticamente deserta. Salto fica na fronteira com a Argentina e, se tiver um tempinho, você pode cruzar o rio Uruguai de barco, ou pela ponte internacional, alguns quilômetros distante (e próxima às termas de Salto Grande) e visitar Concordia (onde também poderá encontrar nas proximidades outras estâncias termais, que não conheci.
Termas de GuaviyúAs Termas de Guaviyú estão a aproximadamente 340 quilômetros de Rivera. Não cheguei a utilizar a estrutura, embora possam ser visitadas no caminho desta cidade até Salto, uma das principais cidades do oeste uruguaio e, eventualmente, base para passeios na região.
As termas de Dayman se situam a menos de 10 quilômetros de Salto, estrada facilmente percorrida de carro em 15 minutos. Lá encontram-se 3 parques (Acuamania, Parque Termal Agua Clara e Termas Municipais de Dayman).
No Acuamania você encontra brinquedos como toboáguas e escorregadores e também espaços para relaxamento. Funciona de quintas à domingos e não abre o ano todo, importante conferir a possibilidade de visitar conforme a época em que você vai.
O Parque Termal Agua Clara oferece algumas piscinas e atividades como massagens e relaxamento.
Já as Termas Municipais de Dayman contam com várias piscinas, uma delas a mais quente das de águas termais oferecidas no país. Abre todos os dias.
Você pode se hospedar em Salto, mas também há um complexo turístico nas proximidades das termas com ampla variedade de pousadas, locais com aluguel por temporada e hotéis, para todos os bolsos e estilos, muitos deles com suas próprias piscinas aquecidas e termais e alguns tipo resort ou spa, com opções de atividades recreativas e relaxantes para adultos e crianças.
Situadas a aproximadamente 15 quilômetros de Salto (para o lado oposto das Termas de Dayman), são uma boa opção para aqueles que se hospedam na cidade e buscam atividades em seu entorno. No local se encontra o Parque Aquatico Termas de Salto Grande. Com boa variedade de piscinas, toboáguas e atividades de relaxamento.
O parque aquático é atividade gratuita para quem se hospeda no hotel de que faz parte, que oferece também translados para o local.
Situado na beira da Represa de Salto Grande, no Rio Uruguai, tem uma linda vista e atividades de lazer. Já foi um hotel sofisticado mas, atualmente, carece visivelmente de manutenção e melhorias. O local onde está situado, no entanto, é muito agradável e o por do sol maravilhoso.
Um pouco mais distantes de Salto, a aproximadamente 90 quilômetros (embora haja cidades próximas como Federación), são uma boa opção para quem busca locais mais sofisticados e ideais para aqueles que querem se hospedar no próprio complexo. Abrem todos os dias do ano.
Há resorts sofisticados, com sistemas “all inclusive” e ampla variedade de atividades de lazer e relaxamento, com focos em adultos e crianças. A vista do Rio Arapey e campos ao redor dos hotéis é muito agradável e a estadia nos locais proporciona dias em que se consegue “esquecer da vida” e desfrutar de atividades diversas e gastronomia variada e interessante. Em termos de estrutura, minha opção atualmente ao escolher uma das termas para ficar por mais dias, os hotéis são muito agradáveis e o atendimento impecável.
Comentários